GRUPO DE ORAÇÃO NA ESCOLA 2009

GRUPO DE ORAÇÃO NA ESCOLA 2009
Reunião de oração no intervalo das aulas

terça-feira, 20 de julho de 2010

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE: O QUE A BÍBLIA DIZ?

“Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.” 1Tm 4.1-5.
Nossos dias são marcados por uma onda de "evangeliquismo". É elegante e de bom tom se autodenominar “evangélico”, como foi previsto por Jesus, ninguém mais sabe quem é quem nesta salada gospel (Mt 24.24); todavia, somente pode existir o falso quando existe o verdadeiro. Ser evangélico hoje é sinal de honestidade e caráter; contudo, nem aqueles que pensamos serem verdadeiros evangélicos, dão testemunhos de tal.
Nas mensagens anti-bíblicas que são proclamadas por todos os meios de comunicação apresentam pequenos detalhes de heresia, trazem no seu bojo a idéia de prosperidade e incentivo à oferta, que deveria ser voluntária (Ex 35.21 e Am 4.5). As mensagens,quando não confrontadas à luz da bíblia, são muito boas. Muitas vezes o assédio é feito após a mensagem: “ajude este programa a continuar no ar.” Plagiando o Pr Eduardo Arata da PIB SJCampos “O ministério é teu? Dá de si, dá do seu!”
“Minha vontade é pregar o evangelho e ganhar almas para Cristo.” Ofereça para quem disser esta frase, passagem e sustento para que ele vá satisfazer esta vontade de pregar o evangelho nos locais aonde ninguém quer ir (Nordeste do Brasil, tribo indígenas, cidades idólatras, África, entre outros). Ele quer é pregar na rádio, na televisão, nas igrejas como itinerante, viver de ofertas e doações. Nunca irá querer viver o verdadeiro evangelho de Cristo.
“Sua semente fará com que você receba galardão no céu por vidas que você nunca viu”. A última frase que vou citar é Best Sellers “Quando você estiver diante do Trono Branco, Deus vai te perguntar: porque você não deu a oferta para manter o programa, você tinha o dinheiro e me negou.” Querido, se você for para o Trono Branco, Deus tenha misericórdia da tua alma, o texto dá a entender que haverá julgamento (Ap 20.12), oferta não salvará ninguém, será aberto o livro da vida e quem não for achado será lançado no lago de fogo (Ap. 20.15), os salvos irão para o Tribunal de Cristo (2Co 5.10).
Alguns líderes dizem que em suas denominações é deflagrada a Teologia da Prosperidade, Como os apóstolos de Cristo não utilizaram essa teologia. Paulo poderia ter ficado em Jerusalém fazendo campanhas financeiras para enviar cartas por toda Ásia, contradizendo o que disse um tele-evangelista famoso que Paulo usaria os meios de comunicação se vivesse em nossos dias, minha resposta à ele é: veja a vida de Paulo, se ele vivesse hoje, já teria ido ano nordeste árido, às tribos indígenas, à África e estaria enviando-lhes e-mails para consolar as alma que aceitaram o evangelho de Cristo. Jamais de terno e gravata atrás de uma câmara ou microfone.
Onde podemos encaixar as palavras de Jesus quando disse que no mundo teríamos aflições? (Jo 16.33) na Teologia da Prosperidade? E a paciência nas aflições, privações, angústias, açoites, prisões, tumultos, etc. (2Co 6.4 e 5) recomendadas por Paulo, se a vontade de Deus para seu povo é a prosperidade, felicidade e imunidade às doenças?
Dizer que doença não é de Deus? É pecado? O salário do pecado não é a morte? (Rm 6.23). Infelizmente essa teologia não possui fundamento bíblico. Além de que a promessa de Deus para a nossa vida é a eternidade, onde todo o sofrimento vai ter fim (Ap. 7.17 e 21.4), ora uma coisa somente pode ter fim se existir, Jesus morreu por nossa redenção (Ap. 5.9) e com seu sangue nos comprou para Deus.
Você pode até ter bens, mas eles deverão ser usados para o reino, logicamente você poderá usufruir dessas bençãos (Dt 25.4), mas nunca se esqueça do jovem rico que quando Jesus disse que vendesse tudo o que tivesse, desse aos pobres e o seguisse para ter um tesouro nos céus (Mt 19.21 e 22) ficou triste porque seu coração estava nos bens e não nos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário