GRUPO DE ORAÇÃO NA ESCOLA 2009

GRUPO DE ORAÇÃO NA ESCOLA 2009
Reunião de oração no intervalo das aulas

terça-feira, 20 de julho de 2010

SOMOS PEREGRINOS NA TERRA

“Amados, exorto-vos como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas as boas obras, glorifiquem a Deus no dia da sua visitação.” 1Pe 1.11 e 12.

É triste ver que os crentes contemporâneos perderam a visão de peregrinos na Terra. Um povo que é natural do céu quer se naturalizar na Terra e começam a negociar com os habitantes daqui e se aparentar a eles (Aparentai-vos conosco, dai-nos as vossas filhas e tomai as nossas. Gn 34.9). Esquecem que nossa caminhada aqui é de 70 a 80 anos (Sl 90.10) depois retornaremos à nossa Pátria na eternidade (1Ts 4.17).
Andamos preocupados com nossa própria barriga, naquilo que havemos de comer e naquilo que havemos de beber (Mt 6.25), queremos nos estabelecer, comprar casa, carro, roupas, aparelhos domésticos, etc. como se fôssemos destinados a viver nesta Terra. Nosso tesouro está sendo juntado aqui onde a traça e a ferrugem corrói e o ladrão rouba (Mt 6.19). Nosso depósito eterno está vazio, onde anda nosso coração? (Lc 12.34).
A mensagem mais comum em nossos púlpitos é você nasceu para vencer (Rm 8.37), sua vida deve ser abundante (Jo 10.10b), a vitória é tua (1Co 15.57) e tantas outras mensagens deixam de ser teocêntricas para colocar o homem como centro, como se Deus fosse dependente do homem; inversão de papéis, mais precisa Deus do homem que o homem de Deus. Quando não afirmam em suas pregações que se o homem tomar determinada atitude, Deus é obrigado a nos responder.
Não se fala mais em pecado nem em santidade, “mas sem santidade ninguém verá a Deus” (Hb 12.14), nossos pecados nos separam de Deus (Is 59.2). Alguns dias atrás, uma pastora que está com sua igreja cheia de membros disse numa entrevista que não é permitido manter relações sexuais antes do casamento; no entanto deixou logo uma alternativa, “mas se rolar, use camisinha”. Que permissividade é essa? Fornicação deixou de ser pecado? A camisinha expia o pecado? E não para por aí, lemos e ouvimos coisas que nos estarrecem.
Alguns, para justificar a proliferação desses ventos de doutrinas que agradam os ouvidos desse povo (Ef.4.14 e Mc 7.7) ainda têm a coragem de dizer:” quem não é contra nós é por nós” (Mc 9.40), esquecem que aquele que prega outro evangelho que não seja o evangelho da cruz é anátema (Gl 1.8 e 9). Deus não tem compromisso com esse pessoal que não prega o evangelho que diz: “Aquele que quer vir após mim, tome a cada dia a sua cruz e siga-me” (Mc 8.34).
Um rapaz casou-se com uma descendente de japoneses e traçou um projeto de ir trabalhar no Japão durante cinco anos para fazer um pé de meia e ter uma vida melhor aqui no Brasil. No primeiro ano sua esposa esteve com ele. Depois voltou ao Brasil e ele ficou por lá. Não compraram casa, carro, móveis (somente o necessário e indispensável), economizavam o máximo que podiam, dividindo marmita, comendo pão e bebendo água, às vezes somente bebendo água, outras vezes em jejum absoluto.
Este rapaz tinha uma pátria e não era no Japão, por isso não acumulou riquezas lá, mas mandava o máximo que conseguia economizar para sua esposa que foi adquirindo imóveis aqui no Brasil e guardando o dinheiro na caderneta de poupança, o tesouro deles estava sendo juntado na pátria deles, não em terra estranha. Até que ao término do período proposto e planejado para ficarem no Japão, então quando retornaram ao Brasil, seu tesouro estava juntado. Conseguiram adquirir alguns imóveis e abriram um loja de Brinquedo. Hoje suas vidas são estáveis financeiramente, pois juntaram seu tesouro no lugar certo.
É assim que nós crentes temos que proceder, somos peregrinos em terra estranha, aqui temos que ter o mínimo para sobreviver (Mt 10.9 e 10). Nosso tesouro é na nossa pátria (Mt 6.20) onde a traça e a ferrugem não corroem e o ladrão não mina. Estamos ansiosos por pouca coisa (Mt 6.25) buscamos a glória do mundo e não a glória de Deus. Nosso tesouro não é ouro nem prata, nosso tesouro são as almas, engana-se quem pensa que estes pregadores engravatados da prosperidade, vai deixar o conforto do seu ar condicionado e vai fazer discípulo nos canfudós da África. AS preocupações deles não são almas, são tesouros efêmeros, temporais, mortais. O peregrino se preocupa com as almas, quando investe seu dinheiro, investe em missões, em missionários e nas agências que os enviam, não se preocupa com oferta que retornará multiplicada por 30, 60 ou 100. Investe no reino.
Precisamos mudar nossa bússola, estamos perdendo o norte, nossa direção é rumo ao autor e consumador da nossa fé. Temos que ter em mente que nossa passagem por aqui é por um curto período, nosso destino é o céu, somos cidadãos da Canaã que desce do céu. Estaremos para sempre com Deus, pois o mundo passa e suas concupiscências. (1Jo 2.17) mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário