GRUPO DE ORAÇÃO NA ESCOLA 2009

GRUPO DE ORAÇÃO NA ESCOLA 2009
Reunião de oração no intervalo das aulas

sábado, 13 de fevereiro de 2010

DEUS, A FÉ E O DINHEIRO

Concordo que existem muitas pessoas usando e abusando de Deus e a boa fé das pessoas para ganharem dinheiro, usam a bíblia, cartas, búzios e outros apetrechos.
Todavia, você há de concordar comigo que entre esses “enganados” existem também os gananciosos que só pensam em tirar vantagem de Deus, comparo-os àqueles que caem no chamado golpe do “conto do vigário”, pessoas que na ganância de ganharem dinheiro fácil e de forma desonesta, acabam caindo no golpe.
Certa manhã, uma pessoa que faz parte de um desses movimentos que tiram dinheiro das pessoas disse enquanto varria as muitas folhas miúdas de uma árvore: “já pensou, seu Sérgio, se Deus derramar prosperidade em nós como esta árvore espalha suas folhas?”
Pude perceber que no seu interior, ela não era uma incauta enganada por vigaristas, na realidade ela também era uma vigarista que estava tentando dar o golpe em Deus através de suas ofertas.
Tenho certeza de que não cairia num golpe do vigário, pois não sou uma pessoa gananciosa por dinheiro que chega ao cúmulo de querer levar vantagem financeira enganando ou prejudicando alguém, devolvo o troco que recebo a mais, volto para pagar a mercadoria que a caixa esqueceu-se de registrar, não aceito ganho desonesto.
João Neto conclui seu texto desta forma: “Haverá outras formas de se expandir a felicidade, como, por exemplo, a felicidade de se dedicar a uma causa de justiça, de trabalhar em favor da cooperação e da solidariedade com os que não têm nada, de aprender da gente do povo, que vive feliz em sua sabedoria sem ganância, de fazer alguém feliz e até de sofrer pela gente amada. Porém são como que degraus sobre a estrutura básica do prazer. A primeira alegria é a de viver. O mais alto ideal ético, o de viver em comunhão, não dispensa, mas exige o prazer. Jesus ensinou, e nós devíamos assinar em baixo.” (In: Sem vergonha de ser cristão, honesto e feliz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário