GRUPO DE ORAÇÃO NA ESCOLA 2009

GRUPO DE ORAÇÃO NA ESCOLA 2009
Reunião de oração no intervalo das aulas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

MARKETING CRISTÃO: COMO ENCHER UMA IGREJA

“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. Acautelai-vos dos falsos profetas, que vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas que por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir furtos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos frutos os conhecereis. Nem todo que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” Mt 7.13-23
Jesus alerta sua igreja, seus servos sobre a vinda dos lobos roubadores que enganariam a muitos. Existem ainda aqueles que resistem e não examinam os espíritos (1Jo 4.1) nem observam os frutos (Mt 7.16 e 20), pois esses falsos profetas possuem aparência de verdadeiros, suas palavras possuem coerência, sinceridade e convence-nos se não estivermos orientados pelo Espírito Santo. São vozes macias, discursos com muitas palavras bonitas, mas sem a Palavra de Deus.
É difícil detectar quem é falso, quem é verdadeiro, pois para ser falso tem que ser semelhante ao verdadeiro, senão qualquer um seria capaz de notar a diferença e se acautelar das ciladas por eles armadas. É preciso o discernimento do Espírito Santo e uma observação atenta para os frutos, pois até mesmo esses possuem aparência de santidade. (Mt 7.15)
Uma coisa que é comum a todos os falsos profetas é o marketing que eles utilizam para atraírem a multidão (Mt 24.24). Além dos discursos coerentes, mas anticristão, eles investem pesado em estratégias de marketing. Como fazemos para induzir uma pessoa a jogar na loteria, prometendo que ela pode ser uma das ganhadoras e apresentando pessoas que ganharam, veja propaganda de Tele sena, Torpedão do Faustão, Vale Sorte, etc.
Apresentam pessoa que ganharam prêmios em seus sorteios, é claro que alguém tem que ganhar; todavia, jamais demonstrarão aos incautos apostadores a probabilidade matemática de se ganhar ou apresentar o número de apostadores que não ganharam. Pela propaganda tem-se a impressão que é fácil ganhar e quanto mais você comprar, maiores serão suas chances. Só que a grande maioria dos que compram, não ganham nada.
É assim que funciona na igreja cristã. Deus não precisa fazer alarde para provar seu poder ou sua capacidade. Quantas não foram às vezes que Jesus curou alguém e mandou que ele se calasse. Bem que Ele poderia ter levantado as mãos e dito: “olhem aqui, vou curar este leproso” (Mc 1.44). Ele sabia quem era e o que podia fazer; Deus não precisa provar, nem se vangloriar, nem prometer bênçãos para mostrar do que é capaz. Quem precisa de propaganda é o nosso inimigo.
No texto que lemos, Jesus deixa bem claro que milagres, profecias ou expulsar demônios não comprovam a presença de Deus. Muitos dizem que são servos de Deus pelos milagres e sinais que fazem, apresentam isso como fruto, como se Deus estivesse com eles, fazem um marketing tremendo; todavia, enquanto de um lado prometem milagres, do outro esfolam financeiramente suas ovelhas e bodes.
Ovelhas são aqueles que precisam de um milagre ou uma intervenção divina em suas vidas, bodes são aqueles que vão para barganhar com Deus, ancorados nas promessas de riquezas, prosperidade e glamour nessa vida.
Esses falsos profetas têm um discurso atraente que consegue mobilizar multidões, desprezam a simplicidade da Palavra de Deus, não se aprofundam na santidade, apresentam a santidade superficial, mas apresentam uma alternativa para a remissão (2Pe 2.1; 1Tm 1.6 e 7 e 2Tm 4.3). Usam muito o jargão de que “todos somos pecadores” e Deus é misericórdia, mas não dizem que Deus é justiça também. (Tg 4.17: aquele que sabe fazer o bem e não faz nisso peca).
Esses usuários do nome de Deus, um dia tiveram o coração puro, o desejo sincero para com Deus; contudo, foram desviados de suas condutas santas no meio da caminhada e se justificam dizendo que, diante de tanta tecnologia (rádio, televisão, internet, etc.) por que desprezá-las? Só que suas programações promovem o homem ou a igreja, nunca o evangelho ou Jesus.
Assemelham-se a shows e apresentam as “obras” do seu ministério, nunca o Autor da obra. Raros são os programas que poderíamos dizer que estão em acordo com o evangelho e que apresentam apenas Jesus. Não cremos que pregador de rádio, TV ou internet esteja realmente pregando fielmente a Palavra. Jesus manda não levar ouro ou prata ou alforje. Gostaria de vê-los deixarem o conforto de suas vidas e se aventurarem a pregar o evangelho nos remotos cantos do Brasil, nas tribos indígenas ou mesmo na África.
Aí não, sofrer as aflições de Cristo, como Paulo sofreu esses camaradas não querem (Cl 1.24 e 2Tm 4.5). Porque Paulo deixaria o conforto de Jerusalém e iria ser preso, açoitado, etc. nos cantos remotos do mundo antigo? Seria mais fácil tirar oferta dos crentes e ficar escrevendo cartas em casa destinadas a todo o mundo.
A oferta do evangelho de Jesus é: “tomar a sua cruz a cada dia e segui-lo” (Lc 9.23), cruz não quer dizer vida boa, fausta e regalada, cruz quer dizer sofrer as aflições do mundo (Cl 1.24), a recompensa da cruz é a vida eterna, neste mundo é aflição. Apartai daqueles que prometem bens terrenos (Mt 6.19-21) se o seu destino é a eternidade, junte seu tesouro na eternidade (Lc 12.34). A mensagem do verdadeiro profeta é muito diferente das apresentadas pelos falsos profetas. Cuide sua alma com todo carinho.

5 comentários:

  1. o irmão. tomar a sua cruz quer dizer viver em sacrifício do seu próprio eu, não é viver no sofrimento,miséria,doenças não sei o seu deus mais o meu Deus esse é rico e poderoso é claro que a salvação é mais importante que tudo mas não ficar esperando por ela sendo escrevo do diabo como muitos crentes vive escondido atrás de uma doutrina mas não sacrifica por que tem medo.
    leia depois: lucas 17.33 . esse é minha opinião!

    ResponderExcluir
  2. assino embaixo tomar a cruz quer dizer abrir mão da vontade da carne.. Não devemos ficar bitolados pensando que pelo fato de o mundo ter aflições que devemos aceita-las porque a palavra de Deus diz que o mundo já é do maligno e eu sou de Deus, creio que meu Deus veio p/ dar vida e vida com abundância. Deus abra a mente de todos, lembrem-se não vos conformeis com este século; mais transformai-vos pela renovação da vossa mente..Min desculpe mais eu não min conformo com este mundo mesmo. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Creio que o blog está parcialmente certo. Porém as coisas não são bem assim... Dou mais valor em alguem que faz, do que naqueles que falam demais e não fazem nada! Sou fã de igejas como Universal, Mundial, Sara Nossa Terra, entre outras que fazem a diferença no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz mesmo. Mas não evangeliza. E o povo padece por falta de conhecimento. Presa fácil pro inimigo

      Excluir
    2. Irmão ser fã de igreja é uma atitude idolatra.Seja fã somente de DEUS.. amém..

      Excluir